terça-feira, 12 de julho de 2016

Qual é o Melhor Antivírus Gratuito?



Qual é o Melhor Antivírus Gratuito?

Nesse artigo, vou tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o melhor antivírus gratuito que possa aparecer na sua cabeça na hora de escolher o seu “Anjo da guarda”. Dentre tantas opções que existem hoje na internet, fica meio difícil de se escolher e você pode acabar sendo vítima de algum vírus, por uma escolha ruim. Baseada na escolha de outras pessoas e um pouco de opinião pessoal, vou tentar te encaminhar para o melhor antivírus possível. Para quem está sem muito tempo, e quer ir direto ao assunto, vai um menu de acesso rápido ao conteúdo, mas pra quem está com tempo sobrando, recomendo que leia desde o começo para entender o contexto



Para início de conversa…
Essa tem sido uma pergunta bem frequente em nossa caixa de e-mails, e por isso eu decidi fazer esse artigo pra tentar te esclarecer algumas dúvidas, ou mudar sua opinião pessoal mesmo. Bem, é difícil pra mim te responder essa pergunta com 100% de certeza, afinal no mundo da informática tudo esta sempre em constante atualização, você já deve ter notado isso
 Então, qual é o melhor antivírus gratuito ?
Fica difícil eu responder essa pergunta, porquê os Vírus se atualizam, os antivírus se atualizam também… Tudo esta sempre fluindo sem parar e é meio difícil escolher pelo melhor antivírus gratuito A ou B, mesmo tendo talvez poucas opções gratuitas. O que nos dias de hoje é muito comum, são as pessoas escolherem pelos mais baixados ou mais recomendados, mas antivírus, é uma ferramenta e como qualquer outra deve ser configurada, se não, mesmo você tendo seu antivírus, seu PC pode pegar vírus, a menos que você utilize o Linux (Ubuntu minha paixão).
Eu mesmo me deparei esses dias com um PC (do meu pai, sim ele pede para eu formatar mesmo eu e meu irmão tendo um site ensinando, complicado né?) e o que me intrigou foi que da última vez quem havia formatado o PC foi eu mesmo, e pelas configurações que eu tinha feito, não era pra estar do jeito que estava… Tinha algo errado ali

Mas Por Outro Lado…
Já faziam 3 meses  que eu tinha formatado e feito as configurações do Avast! para evitar ao máximo que entrasse vírus. Como eu disse antes, o mundo gira, os pássaros voam e o antivírus atualiza mas os vírus também. E essas atualizações pode modificar sim alguma configuração feita.  Não estou dizendo que em toda atualização você vai ter que ver se o seu antivírus manteve configurado… Não. Mas como já faziam 3 meses que eu tinha mexido pela última vez no laptop do meu pai, isso aconteceu.
O Antivírus desconfigurou, os vírus entraram, burlaram a segurança dele e fizeram a festa! No caso era o Avast!. Lá fui eu com meu PenDrive de Ferramentas, tirar todos os vírus do PC, formatar, e instalar de novo o Windows, o que não foi difícil, pelo fato de eu ter tudo o que precisava em minhas mãos. Mas foi trabalhoso pra um serviço de graça hehe. É preciso eu deixar claro aqui, que nesse Artigo, eu me refiro sempre aos antivírus gratuitos.
Se você acha que gastar dinheiro com software e besteira, pense duas vezes, pois quando entra um Keylloger no seu PC e rouba a senha do seu cartão de crédito, valeria a pena ter comprado aquela licença não é mesmo? E isso foi o que aconteceu com meu Pai. Mas deu tudo certo, ele recuperou as senhas do Banco e não teve prejuízo nenhum.

“Gratuito ou Pago?”
Em setembro de 2011, eu e meu irmão fomos para a LatinoWare em Foz do Iguaçu, encontramos muitas pessoas da nossa área para trocar conhecimentos…Dentre tantos que tinham por lá, encontramos um cara muito fera…Marcus Burghardt ele trabalhava para uma empresa de Antivírus, os Bancos pagavam para ele hackear o sistema de segurança deles, assim, sabendo se o sistema de segurança e vulnerável, ou não.
Não é por menos… Ele tem LTI 2. Quem sabe um dia eu e meu irmão chegamos no LTI 1, hehe. Conversa vai, conversa vem e eu fiz a mesma pergunta do Título do Artigo para ele, afinal ele é mestre em segurança e saberia me informar com uma fonte confiável qual e o melhor antivírus gratuito. Bem, a resposta não foi a que eu esperava, eu esperava um Avira da vida (sou fã) mas não foi o que aconteceu…
Ele me respondeu que se você quer ter segurança mesmo, não vai ter um melhor antivírus gratuito que vai te proteger, e que nenhum antivírus gratuito substituiria um bom antivírus pago. Eu achei meio bobo, mas no fundo tem lógica. Se existem tantos gratuitos, por que existem os PAGOS? Como as empresas que criam esses antivírus pago sobrevivem, com a existência de tantos gratuitos? Sim… Uma quantidade razoável de pessoas (empresas) compra licença de antivírus.
Ele mesmo tinha uma licença de R$250,00 do Kaspersky, mas ele trabalha com isso. Na realidade, não estou querendo dizer que você vai ter que comprar um antivírus agora mesmo, se não você vai ser hackeado e seu PC vai explodir nesse momento. Não, calma! Mas é recomendado e vale a pena, caso você tenha muita coisa importante no seu PC, se você faz MUITAS transações bancárias com ele, ou trabalha mesmo direto, ou tem uma empresa com arquivos muito importante, coisas do tipo. E tem uma graninha sobrando, pagar a licença de uma Antivírus não é uma má ideia nesses casos.
Agora vamos falar do que importa que são os gratuitos (IT’S FREE!). Como eu disse no início do artigo, fica muito difícil eu te dizer qual é o melhor antivírus gratuito, pelos fatores de atualização, etc… A verdade é que não existe UM antivírus bom que vai acabar com todos os seus problemas (Eu também queria que existisse  quem sabe alguém cria um, não é mesmo?).

“É de graça!”
Direto Ao Ponto
Por outro lado, existe o antivírus que melhor se ENCAIXAM na sua situação, e do seu conhecimento. Por isso, quem vai responder essa pergunta Qual o melhor antivírus gratuito ? é você! Você vai escolher o que melhor se encaixa no Seu Perfil! Ai você me pergunta:
“MAS COMO EU VOU FAZER ISSO, SE EU NÃO CONHEÇO OS ANTIVÍRUS DISPONÍVEIS? TÁ FICANDO LOUCO? SE EU NÃO CONHEÇO NENHUM?!”
Calma! Não estou ficando louco, ainda. Por isso presta bem atenção na próxima parte do artigo, eu vou fazer uma lista dos principais antivírus atuais, e para que eles são melhores, quais as funções, etc… A lista não vai ser muito grande, pois são poucos gratuitos disponíveis atualmente, mas vou tentar ser o mais detalhado possível em cada um. Também, vale lembrar que o que eu direi sobre cada um, foi de pesquisas feitas por mim em fóruns, reviews da internet em geral, e um pouco de opinião própria.
Atenção!
Todos os programas que nós disponibilizamos não são de nossa autoria. Preste bem atenção no instalador do programa para desmarcar as caixinhas de opções ou discordar dos termos de instalação no qual são instalados Toolbars, Adwares, etc… Em seu PC.
McAfee Stinger 

Esse não chega a ser um Antivírus propriamente dito, ele trabalha junto com outros antivírus pra trazer mais segurança no seu PC, dependendo do Hardware do seu PC, 2 antivírus podem deixa-lo lento, mas se o antivírus que você optar não estiver dando conta, você pode optar por essa “ajuda extra” de proteção. É recomendado para lan-houses e PCs que não desconectam da internet por muito tempo.

NANO Antivírus 
Confesso que não o conhecia direito, na realidade nunca utilizei, porém na opinião baseada de quem já utilizou, dizem que por ser um Antivírus Novo (criação em 2009 e 2010) e estar em sua fase de desenvolvimento ainda ele parece ser muito rápido, por ser gratuito acaba sendo uma boa alternativa, pelo fato de ter mais de 1 milhão de definições de vírus e não possuir nenhuma opção “Premium” até agora, sendo assim, totalmente gratuito.



Avira Antivírus 

O Avira vem sendo um ÓTIMO antivírus, na minha opinião, deixa apenas a desejar pela limitação de recursos gratuitos dele, você não pode ter controle dos pais, por exemplo, o que é muito importante por sinal. E por ser oferecido apenas pra quem obtém a chave de registro dele (paga).
A instalação é simples e não contém nenhum Adware, a atualização de banco de dados é automática, o que agrega valor ao antivírus, um dos melhores antivírus tanto na versão paga. Bate de frente com o Kaspersky, ele só deixa a desejar na versão gratuita por limitação.
Cômodo Internet Security 
Este é bom para quem não desgruda do navegador de internet, pelo fato de integração direta a maioria dos aplicativos do PC e ter a proteção em tempo real. Deixa a desejar por se tornar pesado após um tempo de uso, e possuir Adwares em sua instalação. Na minha opinião, existem Internet Securitys melhores na atualidade, mas isso não quer dizer que num futuro ele não possa vir a ser atualizado e corrigir esses erros.

AVG Antivírus Free 
Chegou um dos meus preferidos. Ideal pra quem não quer vírus no PC tão cedo! Tem proteção em tempo real e é muito fácil de ser instalado, não possui adwares no instalador, interface muito amigável, além de tratar as infecções no seu HD muito bem.  A opção gratuita é muito boa em relação a outros antivírus. Mas também tem a opção paga que sempre tem suas regalias. Pra quem quer um antivírus leve e atualizado juntamente com seu navegador de internet é uma boa opção. Eu sinceramente não consigo pensar em algo que possa deixar ele a desejar, a não ser as regalias que ele tem para quem paga pela licença, bem que podia ser 100% gratuito, com todas as regalias gratuitas.
360 Internet Security 
Eu nunca usei, porém, quem usou disse que gostou, para que não é usuário “Hardcore” de PCs e quer algo simples e amigável parece ser uma boa opção, os pontos positivos são que você pode editar as configurações de DNS e outras configurações avançadas no seu Internet Security transformando ele numa “fortaleza” ou pelo menos tentar, o que já é um começo. Muitos Internet Security atualmente, deixam a desejar na parte de você poder personalizar todas as opções de scaneamento e configurações em geral, o que deixa o usuário meio limitado, esse Internet Security quebra essa barreira, porém, pouca gente conhece o banco de dados dele e se as atualizações realmente valem a pena.
Baidu Antivírus 
Todas as ferramentas do Baidu, ainda são desconfiáveis ao meu ver. Mesmo sendo de origem asiática e bem popular por lá, esta chegando agora no Brasil e não conquistou muitos fãns ainda, e nem acho que irá conquistar tão cedo. Pelo motivo de que, assim como outros Antivírus ou Internet Securitys ele é programado para encher seu PC de coisas que você não quer que ele encha, ou seja, Adwares. É claro que não posso deixar de falar dos pontos positivos. Ele não encontra falso-positivo, não consome muita memória RAM, a interface é Simples, os 3 engines de scaneamento e proteção fazem o seu trabalho como manda o script, além de ser totalmente gratuito, o que me deixa muito feliz! Além de possuir os Adwares, o scaneamento precisa ser ativado manualmente, o que por muitos usuários pode ser esquecido e o vírus entrar nessa “brecha” deixada por ele. E ainda falta algumas opções de análise pro pessoal mais “HardCore”. Tirando os Adwares, ele é uma boa opção.
Avast! Free Antivirus
Não é preciso falar que é um dos meus favoritos e o mais querido pelo publico geral né? Além de mais de 117 milhões de download só no Baixaki, é o antivírus mais estável para o publico geral. Além de ter uma instalação simples e uma interface linda (no meu ponto de vista) o Avast! Atende tudo o que lhe é pedido. Totalmente em português, ele consegue ser um Antivírus que consegue atender o público mais básico com pouco conhecimento, até o publico mais HardCore com opções avançadas de segurança, assim agradando gregos e troianos, talvez ai o motivo de seu sucesso. Além de ser um antivírus bem rigoroso contra qualquer infecção (sim, ele deleta primeiro e depois pergunta).
O que deixa a desejar são os loooongos scaneamentos e o pedido de Hardware avançado para rodar redondo, não é por menos, com tantos componentes, ele ser leve seria pedir demais, talvez seja bom você optar por outro antivírus caso tenha um PC muito antigo, pois o Avast! pode deixar sua máquina lenta. Outro ponto negativo é que ele possui 3 versões pagas, o que mesmo tendo ferramentas gratuitas, quem quer 100% de proteção, vai ter que pagar. Porém, seus pontos positivos superam essas “falhas” merecendo assim, o troféu do melhor antivírus gratuito e mais baixado da atualidade e atendendo as expectativas de todos, com atualizações constantemente.
Panda Cloud Antivírus 
O Panda Cloud Antivirus vem sendo ousado em inovar para o sistema de proteção em nuvens. Afinal, se um antivírus executado totalmente pelo computador não dá total segurança aos usuários, o que dizer de um antivírus que depende de um servidor para funcionar? Eu nunca utilizei, mas a interface parece ser bem amigável, usuários disseram que ele atende as expectativas e faz tudo o que ele promete, e ainda dizem ser super leve. Quanto a segurança, acredito que seja forte, pelo fato de estar em Nuvem, o banco de dados pode ser atualizado sempre, direto no servidor deles, sem contar que é totalmente gratuito.
Kaspersky Antivírus
Se você está afim de pagar por um antivírus, essa e a opção certa. Esse grande antivírus, sem dúvida é um dos melhores. Banco de dados sempre atualizado, vastas opções de segurança, enfim, TUDO o que você precisa para ter total segurança, o Kaspersky tem, TUDO MESMO! Se eu listar aqui todos os benefícios que ele pode ter, o artigo vai ficar meio repetitivo. Falando agora do lado “negro da força” ele apenas e pesado para os computadores mais antigos e sua licença é salgada. Muito recomendado para empresas que não podem ter seus arquivos violados, para os usuários mais básicos, existem antivírus gratuitos que atendem numa boa o que lhes é pedido.
Afinal, Qual Deles Escolher?
Eu sempre fico dividido entre o Avast! , o AVG e o Avira. Confesso que meu coração é um triângulo amoroso entre os três, eu até brinco toda vez que formato o meu PC, instalo um diferente. Eu tento sempre me manter atualizado nas alterações que neles são feita pelas atualizações, para saber qual é o melhor antivírus gratuito atualmente. Atualmente eu utilizo o Avast! Pois tem atendido bastante o que eu preciso, que e segurança pessoal mesmo. Mas isso não desmerece os outros Antivírus que eu listei. Para 2014 e respondendo a pergunta do título do artigo para não dizerem que eu faço uma “propaganda enganosa” de títulos, eu te digo que é o Avast!
O que pode mudar num futuro próximo, nunca se sabe o que os produtores do AVG e do Avira podem esconder na manga para 2014, quem sabe eu ate atualizo o Artigo?
 Mas se quer um conselho pessoal mesmo, TESTE! Teste cada um dos 3 e fique com o que você mais gostar, pois esse realmente será o melhor antivírus gratuito para você e é isso que importa, porém, não vire “Fã boy” de tal antivírus, ter a mente aberta para outras experiências é muito importante, pois pode acabar te prejudicando, seguir sempre aquela mesma empresa, ou aquele mesmo produto, sem testar  os outros, deixando assim que você não se atualize ou perca a oportunidade de ter algo melhor.
“Não vou na opinião dos outros!
Se você assim como eu, gosta de estatísticas, gosta de números e provas do que as pessoas falam. Essa parte do artigo é dedicada para você. Um site americano, muito bom por sinal, chamado AV-Comparatives faz comparações de vários antivírus! Que coisa boa! Assim nós poderemos ver o que o AV-Comparatives realmente testou a MAIORIA dos antivírus atualmente e fez gráficos com testes e comparativos excelentes que tenho certeza que vai ajudar a escolher o melhor antivírus gratuito ou fazer você esquecer a opção que estava pensando em instalar, por descobrir que ele é muito ruim.
Teste de proteção do mundo real
Nesse gráfico eles colocaram cada antivírus no dia a dia geral de uso, assim eles verificam como ele vai se sair e  qual  capacidade que o antivírus tem quando algum problema acontece “do nada”.
Fonte da imagem/AV-Comparatives

Teste de Detecção em Arquivos
Este é um teste bem importante para nós sabermos a potência do Antivírus em detectar spywares, malwares, trojans, entre outros tipos de vírus em nossos arquivos. O gráfico abaixo mostra quais deles mais detectaram vírus em arquivos no HD, ou seja, o que estiver com mais percentagem de detecção é o que está se saindo melhor.

Fonte da imagem/AV-Comparatives

Falsos Positivos
Outro ótimo comparativo, é o teste de falsos positivos dos antivírus, falsos positivos são programas limpos de vírus que são confundidos com uma ameaça e são removidos do computador sem ter culpa nenhuma. Acontece muito com jogos de MMORPG que precisam de conexão com o servidor e acabam abrindo portas no seu Modem ADSL. No gráfico abaixo, você pode ver os antivírus testados e quantos alarmes falsos foram alertados por eles, assim, os que estiverem um menor número de alarmes falsos, acabam ganhando essa briga.

Fonte da imagem/AV-Comparatives
Pensando nos leitores, eu sei que existem pessoas que entendem e bastante do assunto de instalação em geral que visitam nosso site, mas existe quem tem dúvidas e dificuldade na hora de instalar um antivírus, ou mesmo para não instalar um Spammer ou um Adware e acaba ficando com certo “medo” de pegar vírus na hora de instalar um antivírus, que irônico não? Mas isso acontece, e pra isso que eu já matei 2 coelhos numa cajadada só e fiz também um vídeo explicando como instalar os 3 Antivírus, AVG, Avast e Avira sem muitas complicações, e com umas dicas no meio do caminho. Vale a pena assistir! 
Por hoje é “só” pessoal, se ficou alguma dúvida, critica ou elogio sobre esse artigo, o espaço dos comentários está aí pra isso. Esse artigo ficou grande, mas virão outros iguais ou melhores que esse aí pela frente!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!!!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *